Autor Tópico: Doce de nêspera, magnório, mocna ou seja lá o que quiserem chamar!  (Lida 12312 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Xana

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 661
    • Ver Perfil
Há quem lhe chame Nêspera, há quem lhe chame Magnório. Para mim sempre foram nêsperas …

Diz a sabedoria popular que esta fruta se chama nêspera, a sul do país, e magnório a norte. Para mim, que tenho costeletas nortenhas por todo lado, nunca ouvi tal coisa e tive que investigar.

Ora então aqui fica o resultado da ida à biblioteca (sim ainda existem bibliotecas no nosso país).

Magnórios é o nome correcto, a árvore é o magnoeiro. Quanto às nêsperas é um fruto castanho, redondo, com aparência pouco apetitosa e difícil de encontrar. Ao que parece só existe lá para a zona de Guimarães e arredores…

O nome magnório também é utilizado no Porto (porque ai nêspera têm outro significado).

Quando vamos mais para norte (Minho) o termo é nêspera, dai o meu total desconhecimento neste assunto.

Em Alcobaça a nespereira chama-se japónia, por causa da árvore ser oriunda da Japão.

No Alentejo chama-se Nêspero.

Nos Açores também existem nêsperas e lá são chamadas de mónicas ou popularmente de “mocnas”.

No Brasil também há e chamam-se ameixas amarelas.

Na cozinha indiana são muitas vezes utilizadas para substituir manga verde em confecções de pratos.

Conclusão: chamem-na como quiserem…

Que são boas são! Que quanto mais velhas e enrugadas, mais doces ficam, também é verdade!

Seja como for o doce desta fruta é uma delícia, não deixem de experimentar.


Doce de nêspera, magnório, mocna ou seja lá o que quiserem chamar.
« Última modificação: Maio 29, 2013, 11:10:41 am por Xana »
Porque nunca é tarde para aprender basta querer!
Cozinha da Xana
[email protected]

Forum Cozinha da Xana