Autor Tópico: Estudo mostra que gelo é a maior fonte de contaminação  (Lida 13817 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

paulosebin

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Jornalista amante de culinária
    • Ver Perfil
Pesquisando no Google sobre blogs de receitas, encontrei esse fórum que é muito bom. Espero que ele seja sempre atualizado.

Eu gosto de compartilhar artigos que falam sobre saúde. E recentemente encontrei o seguinte artigo e gostaria de compartilhar aqui na Cozinha da Xana.

Estudo mostra que gelo é a maior fonte de contaminação
Fonte: artigo publicado nesse site

Infectologista alerta que falta de higiene na refrigeração de bebidas aumenta risco de doenças como hepatite A

A rotina nem sempre higiênica de ambulantes e quiosqueiros que vendem bebidas na praia pode oferecer risco à população. Estudo encomendado pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal) ao Centro de Tecnologia de

Embalagem (Cetea), do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo apontou o gelo, utilizado no resfriamento de bebida e manipulado pelos vendedores, como principal fonte de contaminação externa das latas e outras embalagens.

Em todas as amostras, havia níveis de contaminação de microorganismos aeróbios mesófilos, bem como bolores e leveduras acima de 50 unidades formadores de colônia por centímetro quadrado (ufc/cm2), padrão superior ao aceito pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O estudo avaliou também o nível de contaminação externa das latas, copos de plástico, garrafas de plástico, copos de vidro e canudos. A lata apresentou menor nível de contaminação, com apenas 13,3% das amostras com índice superior a 50 ufc/cm2.

A gerente do Cetea, Sílvia Dantas, explica que os microrganismos presentes nas amostras de embalagens e gelo são parâmetros de contaminação em geral, mas não representam risco para a saúde.

O infectologista Edmilson Migowski, entretanto, alerta que os organismos encontrados em grande escala no gelo podem ser indício da existência de outras ameaças, como o vírus da hepatite A.

O coordenador da Comissão de Saúde da Abal, Manoel Arruda, diz que a pesquisa foi encomendada para desmentir boatos que circularam na internet sobre contaminação de latas. "O problema não é privilégio de nenhuma embalagem. Quando ocorre, está associado principalmente ao gelo utilizado para refrigeração ou em razão de estocagem e manuseio inadequados. É, portanto, uma questão de saúde pública".

De acordo com portal Globo, a Vigilância Sanitária disse não ter ainda estudos que comprovem a contaminação de isopor. No estudo, o material foi recolhido quando já estava dentro do isopor. Portanto, não é possível determinar se a contaminação veio das escamas ou do manuseio.

Artigo publicado pelo site da Termall Máquinas de Gelo
Paulo Sebin

Forum Cozinha da Xana


jaimevieira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Estudo mostra que gelo é a maior fonte de contaminação
« Responder #1 em: Abril 04, 2019, 02:09:10 am »
Wow I didn´t know that, very interesting ! :)  :)