Há quem lhe chame
Nêspera, há quem lhe chame
Magnório. Para mim sempre foram nêsperas …
Diz a sabedoria popular que esta fruta se chama nêspera, a sul do país, e magnório a norte. Para mim, que tenho costeletas nortenhas por todo lado, nunca ouvi tal coisa e tive que investigar.
Ora então aqui fica o resultado da ida à biblioteca (sim ainda existem bibliotecas no nosso país).
Magnórios é o nome correcto, a árvore é o magnoeiro. Quanto às nêsperas é um fruto castanho, redondo, com aparência pouco apetitosa e difícil de encontrar. Ao que parece só existe lá para a zona de Guimarães e arredores…
O nome magnório também é utilizado no Porto (porque ai nêspera têm outro significado).
Quando vamos mais para norte (Minho) o termo é nêspera, dai o meu total desconhecimento neste assunto.
Em Alcobaça a nespereira chama-se japónia, por causa da árvore ser oriunda da Japão.
No Alentejo chama-se Nêspero.
Nos Açores também existem nêsperas e lá são chamadas de mónicas ou popularmente de “mocnas”.
No Brasil também há e chamam-se ameixas amarelas.
Na cozinha indiana são muitas vezes utilizadas para substituir manga verde em confecções de pratos.
Conclusão: chamem-na como quiserem…
Que são boas são! Que quanto mais velhas e enrugadas, mais doces ficam, também é verdade!
Seja como for o doce desta fruta é uma delícia, não deixem de experimentar.
Doce de nêspera, magnório, mocna ou seja lá o que quiserem chamar.